Saiba mais sobre os tipo de extintores
Aprenda a usar os extintores de incêndio.
Conheça os locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo.
Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes.
Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores.
Não mexa nos extintores de incêndio e hidrantes, a menos que seja necessária a sua utilização ou revisão periódica.
Extintores de agua
Os extintores de água atuam diminuindo a temperatura abaixo da temperatura de ignição.
Os extintores de água pressurizada são desenhados para proteger áreas que possuem riscos de fogo Classe A (combustíveis sólidos).
Aplicações típicas: Carpintarias, indústrias de móveis, serralherias, depósitos, hospitais, etc.
Extintores de espuma
Os extintores de espuma além de abaixar a temperatura isolam a superfície em chamas do oxigênio.
Os extintores de água com AFFF são desenhados para proteger áreas que possuem riscos de fogo Classe A (combustíveis sólidos) e Classe B (combustíveis líquidos e gasosos).
Aplicações típicas: Indústrias químicas, petroleiras, laboratórios, comércios de distribuição de produtos químicos, transporte, barcos, aeronavegação, etc.
Extintores de dióxido de carbono
Eliminam o oxigênio do tetraedro do fogo criando uma atmosfera inerte e diminuem o calor devido a baixa temperatura do mesmo.
Devem ser usados unicamente para extinguir fogos classe B o C. São pouco efetivos para fogos classe A.
Os extintores de dióxido de carbono são desenhados para proteger áreas que possuem riscos de incêndio Classe B (combustíveis líquidos e gasosos) e Classe C (equipamentos elétricos energizados).
Aplicações típicas: Indústrias, equipamentos elétricos, vivendas, transporte, comércios, escolas, aviação, garagens, etc.
Extintores de Pó Químico Seco
Atuam interrompendo a reação química presente no fogo. O pó químico ABC constitui o extintor mais utilizado na atualidade, sendo efetivo para fogos classe A, B e C.
Nos fogos classe A atua esfriando a superfície em chamas já que se funde, absorvendo calor, criando adicionalmente uma barreira entre o oxigênio e o combustível em chamas.
Os extintores de pó químico seco são desenhados para proteger áreas que possuem riscos de fogo Classe A (combustíveis sólidos), Classe B (combustíveis líquidos e gasosos), Classe C (equipamentos elétricos energizados). Existem pós químicos para fogos B e C, utilizados geralmente quando não existem elementos que produzem fogos de classe A (por exemplo. na indústria petroleira ).
Aplicações típicas: Indústrias, escritórios, vivendas, transporte, comércios, escolas, aviação, garagens, etc.
Extintores para fogos classe K a base de Acetato de Potássio
Estes extintores contem uma solução a base de acetato de potássio, para ser utilizados na extinção de fogos de óleos vegetais não saturados, para os que se requer um agente extintor que produza um agente refrigerante e que reaja com o óleo produzindo, por sua vez, um efeito de saponificação que sela a superfície isolando-a do oxigênio.
A fina nuvem vaporizada previne que o óleo respingue, atacando somente a superfície do fogo. Os extintores a base de acetato de potássio para fogos de classe K foram criados para extinguir fogos de óleos vegetais em fritadeiras de cozinhas industriais.
Aplicações típicas são: restaurantes, cozinhas industriais, etc.
Extintores a base de produtos Halogenados
Possuem a vantagem de ser agentes limpos, sendo aptos para fogos das classes A, B e C.
Os extintores de HCFC 123 pressurizados são desenhados para proteger áreas que possuem riscos de fogo Classe A (combustíveis sólidos), Classe B (combustíveis líquidos e gasosos) e Classe C (equipamentos elétricos energizados).
Aplicações típicas: áreas de computadores, comunicações, bibliotecas, documentos, galerias de arte, laboratórios, etc.
Extintores de Pó para fogos clase D
São similares aos de pó químico seco, porém atuam separando o oxigênio do combustível ou eliminando o calor.
Somente são efetivos para fogos classe D (metais combustíveis).
Extintores de Água Vaporizada
Os extintores de água vaporizada são desenhados para proteger todas as áreas que possuem riscos de fogos Classe A (combustíveis sólidos) e Classe C (equipamentos elétricos energizados) em forma eficiente e segura.
Possuem uma boca de saída especialmente desenhada para produzir uma saída de água em forma de neblina, que somado ao fato que o agente extintor é água destilada, o convertem num agente extintor que não conduz a corrente elétrica e, alem disso, não produz dano nos equipamentos eletrônicos que não são atacados pelo fogo.
Aplicações típicas são: serviços aéreos, edifícios de departamentos, bancos, museus, escritórios, hospitais, centro de computação, indústrias eletrônicas, centro de telecomunicações, escolas, supermercados, etc.